domingo, 15 de janeiro de 2012

Conhecidos os finalistas de cada conferência da NFL

Neste último final de semana, 14 e 15, a Liga Americana de Futebol (NFL), definiu as 4 equipes que conseguiram classificação para a disputa do título das conferências AFC e NFC. O time do San Francisco 49ers teve de suar seu capacete para garantir sua vaga, enquanto New England Patriots, New York Giants e Baltimore Ravens não tiveram dificuldades e venceram com alguma facilidade, mesmo se tratando de uma semifinal de conferência.

Em duelo emocionante, San Francisco 49ers vence e se classifica para as finais da NFC

A primeira partida da noite das semifinais da NFL trouxe fortes emoções para torcedores e espectadores do esporte. Se no primeiro quarto a equipe da casa, o 49ers, abriu 17 a 0 no placar diante do New Orleans Saints e caminhava para uma vitória tranqüila, os outros três quartos da partida provaram o porque o futebol americano é um esporte apaixonante. Nem o fã mais otimista da NFL esperava por uma duelo tão histórico como se tornou a partida a partir do segundo quarto. A equipe dos Saints resolveu acordar na partida e diminuiu o marcador para 17 a 14, indo para o intervalo precisando apenas de um Field gol para empatar a partida. Mas foi exatamente na volta dos vestiários que 49ers e Saints resolveram dar emoção na partida. Drew Brees, quarterback da equipe de New Orleans, sofreu 5 turn overs ao longo da partida que fizeram falta no final da partida. A cada jogada as equipes alteram o placar, ora com touchdown, ora por field gol, sem deixar o adversário abrir vantagem no marcador, mas sempre com o time de San Francisco liderando a partida. Até que em um touchdown de 44 realizado por John Kasay, os saints viraram a partida e deixaram o placar em 24 a 23. Alex Smith, quarterback dos 49ers, resolveu então chamar a responsabilidade da partida, encaminhou sua equipe para mais um touchdown retomando a vantagem no placar, que agora marcava 29 a 24 para os donos da casa, tudo isso a 04m22s do final da partida. Para ampliar o marcador e não deixar os Saints venceram a partida, a equipe da equipe resolveu trocar o extra point por uma tentativa de conversão de dois pontos, mas o tiro saiu pela culatra e a defesa adversária impediu a jogada. A partir daí o estádio veio abaixo. Isso porque faltando 02m11 para o término da partida, Drew Brees liderou a caminhada dos Saints e após um belo lançamento achou Jimmy Graham que fez uma ótima recepção, se livrou da marcação e anotou um touchdown de 66 jardas. Tentando impedir que os 49ers vencessem a partida a apenas 01m37 do fim, os Saints resolverem fazer a conversão de 2 pontos, e tiveram êxito, deixando o marcador em 32 a 29 para os visitantes. A partida parecia se encaminhar para uma prorrogação, já que a idéia do time de San Francisco era converter um field gol por falta de tempo. Mas aí apareceu novamente Alex Smith, que decidiu a partida, achando Vernon Davis na end zone a 9 segundos do fim, deixando a torcida eufórica e levando os 49ers para a disputa NFC, Conferência Nacional da NFL. A partida terminou em 36 a 32, após o extra point convertido pelo time da casa. Sem sombras de dúvidas esta partida ficará marcado para sempre na história do futebol americano.

Tom Brady brilha e garante o New England Patriots na final da AFC

Se a primeira partida da noite entre 49ers e Saints teve emoção demais, o mesmo não se pode falar do segundo confronto da noite. Isso porque em noite inspirada, o quarterback do New England Patriots, Tom Brady (foto), resolveu poupar o coração dos fãs da NFL e decidiu a partida para a sua equipe. Com 363 jardas lançadas e 6 touchdowns anotados, Brady igualou a marca de que agora divide com Steven Young e Daryle Lamonica, que no passado também conseguirem os mesmos números em partidas de playoffs. O placar terminou em 45 a 10 para o New England, que não encontrou dificuldades ao longo da partida. Até mesmo a defesa da equipe da casa, que foi frágil ao longo da temporada, resolveu aparecer justamente quando precisava e impediu que o time do Denver Broncos, comandando pelo quarterback do momento, Tim Tebow, oferece riscos ao Patriots. Com a vitória, a equipe de Tom Brady e companhia limitada garantiu a classificação para a disputa da final da AFC, a Conferência America da NFL.

Em jogo acirrado, Baltimore Ravens vence Houston Texans e se garante na final da conferência

A primeira partida do domingo foi marcada pelas defesas bem postadas impedindo os avanços da equipe adversária, tanto pelo lado do Houston Texans, quanto pelo lado do Baltimore Ravens. A campanha dos Ravens contou com 2 touchdowns liderados por Joe Flacco, o quarterback, (e conclusões de ambos os extra points) e 2 conversões de fields goals, enquanto o time visitante liderado pelo quarterback T. J. Yates produziu apenas 1 touchdown (conversando o extra point) e anotou 2 fields goals. Com o placar de 20 a 13 para os donos da casa, o time de Baltimore garantiu a classificação para a final da conferência AFC. Destaque para o free safety, Ed Reed, que foi um monstro durante toda a partida, chegando até a interceptar um passe do quarterback dos Texans, T.J. Yates.

Defesa impecável dos Giants garante o time na decisão da NFC

Um show do sistema defensivo! É assim que pode ser resumido a vitória do New York Giants diante do Green Bay Packers, fora de casa, na segunda e última partida deste domingo. Permitindo apenas 2 touchdown e 2 fields goals, a defesa da equipe visitante anulou as principais ações ofensivas dos Packers e deixou a responsabilidade para o ataque, que não deixou a desejar e fechou a partida por 37 a 20. O quarterback Eli Manning deu um show ao longo do jogo, tendo êxito em 3 descidas para touchdown (o outros pontos da equipe foram garantidos com 3 fields goals). Em uma deles, o irmão mais novo de Payton Manning que é um dos maiores da história da NFL, fez a jogada "Hail-Mary" (que é uma jogada muito usada quanto o cronômetro esta prestes a zerar. A equipe ofensiva coloca todos seus receivers em campo e os instrui a correr todos para dentro da endzone adversária. O quarterback então tenta um passe muito longo (e raramente eficaz). E se por um lado a defesa visitante deu uma aula de defesa, o mesmo não se pode dizer do time da casa. Com inúmeras falhas, os Packers permitiram que Eli Manning tivesse muito tempo para escolher a melhor opção de ataque, o que fez muita diferença ao longo do jogo. A partida ainda foi marcada por uma interferência da arbitragem. Isso porque ainda no segundo quarto, os Packers sofreram um fumble, mas os juízes mesmo com o recurso eletrônico não marcaram o fumble. Na jogada seguinte a equipe de Green Bay anotou um touchdown. Ainda bem que isso não mudou a história da partida!

Confira a seguir as partidas que definem os campeões de cada conferência da NFL:
Data: 22/01/20112 - New England Patriots x Baltimore Ravens – 18:00 (horário de Brasília) – AFC
Data: 22/01/2012 - New York Giants x San Francisco 49ers – 21:30 (horário de Brasília) - NFC

Obs.: As equipes em negrito jogam em casa.

O Superbowl, jogo que reúne o campeão da AFC contra o campeão da NFC e define o grande campeão da temporada da NFL, e está em sua edição de número 46, irá acontecer no dia 05 de fevereiro, sábado, às 21:30, horário de Brasília, no Lucas Oil Stadium, em Indianápolis - Indiana. No Brasil, o direito de transmissão pertence aos canais ESPN, que já avisaram que irão mandar o narrador Everaldo Marques, e o comentarista Paulo Antunes, aos EUA, para que os 2 transmitam “in loco” a grande decisão da temporada 2011/2012 da NFL. Já para os canais abertos, a transmissão será realizada pelo canal Esporte Interativo.

Para quem quiser entender mais sobre as regras da NFL, aí vai um link da apostila do Everaldo Marques explicando detalhadamente este esporte que vem crescendo fortemente no Brasil e é o principal esporte dos americanos. (Clique aqui)


Um grande abraço a todo e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário