quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Barcelona não convence, mas está na final do Mundial de Clubes FIFA

Mesmo sem forçar o jogo e tendo Daniel Alves, Pique, Busquets e Xavi poupados, time da Catalunha conta com a sorte e a ajuda dos brasileiros, faz 4x0 e despacha o Al-Sadd do Catar. No próximo domingo, 18, o Barcelona faz a final do Mundial de Clubes FIFA contra o Santos F.C, em Yokomaha, às 08:30, horário de Brasília. Já o Al-Sadd entra em campo no mesmo domingo, 18, mas às 05:30 para enfrentar o Kashiwa Reysol na disputa de 3º e 4º lugar.

Zaga do Al-Sadd falha 2 vezes e o Barça abre vantagem na partida

A equipe do Catar entrou em campo nitidamente pensando em se defender. O técnico Jorge Fossati montou o time com uma primeira linha defensiva de 5 jogadores, logo a frente pôs outra linha, desta vez com 4 meio campistas, e apenas o atacante Niang ficava mais a frente para um possível contra-ataque. A retranca do Al-Sadd até funcionava, mas quando tinham a posse de bola, não sabiam o que fazer, acabavam rifando a gorduchinha e novamente permitiam o que o Barcelona os atacasse. Assim o jogo caminhou por longos minutos 25 minutos, até que em uma confusão entre zagueiro e goleiro, o lateral brasileiro Adriano (foto) se aproveitou da situação e abriu o placar em Yokohama.

Mesmo com o gol, o Barcelona continuou controlando a partida, tendo 70% da posse de bola em vários momentos da primeira etapa. Aos 36 minutos, em dos raros momentos que o Al-Sadd tentou tocar a bola no campo ofensivo, tomou o contra-ataque do Barcelona. Entre o pique e a finalização, o atacante David Villa sofreu uma fratura no osso da canela esquerda e deu lugar ao chileno Alexis Sanchez. Mesmo com a substituição o Barcelona continuou fazendo seu jogo. Após saída de jogo errada do Al-Sadd, Pedro tocou para Adriano que bateu colocando no cantinho do goleiro Sager, fazendo o seu segundo gol da partida, e deixando o placar em 2x0. No último lance da primeira etapa o meia Keita, do Al-Sadd, arrancou puxando contra-ataque, ganhou da zaga do Barcelona, mas na hora de concluir isolou a bola.

Messi acorda no segundo tempo

Os times mudaram de lado em campo, mas o futebol continuou o mesmo. O Barça continuava tendo a passe de bola, enquanto o Al-Sadd se preocupava mais em se defender. A primeira grande jogada do time espanhol só aconteceu aos 9 minutos da etapa final. Após troca de passes o argentino Lionel Messi, que estava sumido na partida, chutou, mas a bola desviou na zaga e saiu para escanteio. Aos 18 minutos novamente Messi obrigou o goleiro a fazer grande defesa. Em ótima cobrança de falta, o argentino buscou o ângulo, mas Sager estava bem colocando e mandou a bola para escanteio. Mas o time do Catar não aguentou a pressão por muito tempo. Messi, sempre ele, achou Keita entrando livre na adversário e lançou, o jogador de Mali só teve o trabalho de empurrar para a rede fazendo 3x0 na partida.

Como nem tudo é um mar de rosas, o Barcelona perdeu também Alexis Sanchez com problema muscular. O chileno que havia entrado no lugar de David Villa, também lesionado, deu lugar ao jovem Cuenca, aos 25 minutos do segundo tempo. Sai um, entra outra, mas o time espanhol nunca perdeu seu estilo de jogo, sempre tocando a bola esperando o momento certo para chegar ao gol adversário. E foi assim que outro brasileiro, desta vez Maxwell que havia saído do banco, fez o quarto gol do Barcelona na partida. Thiago Alcântara lançou o brasileiro que livre na linha de fundo finalizou, e contando com a ajuda do goleirão Sager, ampliou o marcador. A partir daí, já nos minutos finais, a equipe da Catalunha resolveu forçar um pouco mais o jogo e chegava com certa facilidade na área adversária, mas pecava nas finalizações. Já nos acréscimos o Barcelona voltou a tocar a bola gastando o tempo para esperar o apito final, que veio aos 47 minutos da etapa final.

Decisão de campeonato

Com a esperada classificacão do Barcelona para a final, no próximo domingo, 18, o mundo irá assistir o confronto que é esperado desde julho, quando o Santos foi campeão da Taça Libertadores da Libertadores. Um mês antes os catalães conquistaram a Uefa Champions League e se garantiram assim no Mundial de Clubes FIFA. Neymar x Messi, Muricy x Guardiola, Santos x Barcelona. Não perca este jogo que tem tudo para ser uma partida inesquecível.

Eu fico por aqui, até a próxima e obrigado pela companhia de vocês, queridos leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário