quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Universidad do Chile bate LDU por 3 a 0 e conquista título inédito





Na noite desta quarta-feira, 14, a Universidad do Chile recebeu a LDU, do Equador, pela segunda partida da decisão da Copa Sul Americana. La U, como é carinhosamente chamada, tinha uma importante vantagem conquistada no jogo de ida (La U bateu a LDU fora de casa por 1x0, com gol do atacante Vargas), podendo jogar a finalíssima por um empate, e ainda contou com o apoio de sua torcida que lotou o estádio Santa Laura, em Santiago. E a equipe chilena não decepcionou. Com gols de Vargas e Lorenzetti, La U voltou a vencer a LDU, desta vez por 3x0 e garantiu o inédito título da competição.


Com a conquista, a Universidad do Chile garantiu o direito de disputar a Recopa Sul Americana, que envolve o campeão da Copa Sul-America contra o campeão da Taça Libertadores da América, que neste ano ficou com a equipe do Santos F.C. As partidas são disputadas em jogos de ida e volta, mas ainda não têm datas definidas. Ainda sobre a Libertadores, com o título La U também se garantiu na competição continental de 2012, onde pela primeira vez na história a Conmebol oferece uma vaga direta para o campeão da Sul Americana.



O jogo


La U começou a partida com tudo! Logo aos 3 minutos do jogo, o atacante Vargas (foto) decidiu aumentar a vantagem da Universidad do Chile. Após bela troca de passes de La U, a zaga da LDU afastou mal a bola, que sobrou para o atacante encher o pé e inaugurar o placar. Aos 7 minutos, Castro ficou cara a cara com o goleiro Domingues, da LDU, que fez ótima defesa impedindo o segundo gol chileno. La U gostava do jogo e pressionava cada vez mais o time equatoriano. Aos 13 foi a vez do lateral direito Rodrigues perder boa chance. Após cruzamento na área, o defensor subiu sozinho na pequena área, mas cabeceou mal perdendo ótima chance.


Em uma das poucas oportunidades da LDU, Hidalgo recebeu na meia lua e arriscou o chute, mas a bola passou sem perigo para o gol de La U. A partir daí a equipe chilena passou a administrar a partida, e só foi ter outra chance de gol aos 37 minutos, novamente com Rodrigues. Após jogada individual o lateral chutou, Domingues rebateu pra frente e Mena chutou pra fora, perdendo mais uma boa chance. No final do primeiro tempo a LDU se lançou a frente tentando empatar a partida, mas pecou por duas vezes na finalização e foi para o intervalo perdendo o jogo.



A segunda etapa

Diferentemente da primeira etapa, o segundo tempo começou abaixo do esperado. Apesar de um jogo “lá-e-cá”, nenhuma das duas equipes conseguia oferecer perigo ao gol adversário. A primeira grande chance só veio aos 7 minutos e com La U. Após cruzamento de Vargas, Canales dominou na área e chutou, mas caprichosamente a bola passou tirando tinta da meta da LDU. O tempo passava, o jogo continuava a esfriar e as entradas violentas começaram a aparecer. Mesmo com entradas desleais, o juiz brasileiro, Wilson Luiz Seneme, apenas advertia os jogadores, aplicando um cartão amarelo apenas aos 13 minutos da etapa final para Osvaldo Gonzáles, de La U. Aos 23 minutos o zagueiro da LDU, Guagua, foi expulso após agredir o adversário. Na cobrança de falta, Canales cobrou bem a falta, fazendo o goleiro Domingues se esticar todo para fazer ótima defesa.


Após a expulsão adversária e com o relógio correndo sem parar, a torcida de La U já estava impaciente esperando o apito final. Os chilenos resolveram então, dar um show na arquibancada incentivo o time. E os gritos começaram a dar resultado. Aos 26 minutos Canales ficou cara a cara com o goleiro Domingues, o atacante tentou driblar o goleiro que foi preciso em sua saída do gol e tomou a bola do jogador de La U. 6 minutos mais tarde, após boa triangulação do ataque do Universidad do Chile, Vargas bateu de fora da área levando grande perigo ao gol da LDU.


Água mole em pedra dura..


Depois de tanto tentar, La U conseguiu fazer 2x0. Aos 34 minutos Lorenzetti que havia entrado no lugar de Castro, aproveitou o rebate do goleiro Domingues e com calma mandou a bola para o fundo do gol da LDU ampliando o marcador. 3 minutos mais tarde em um bom contra ataque chileno, Vargas obrigou o arqueiro rival a fazer nova excelente defesa, mandando a bola pra escanteio. Assim como no final do primeiro tempo, novamente a LDU se lançou ao ataque. Em jogada individual do atacante Barcos, o argentino chutou a gol levando perigo ao gol de Jhonny Herrera. O tiro equatoriano saiu pela culatra, e aos 42 minutos novamente Vargas, desta vez em jogada individual, fez um belo gol, aumentando o placar para 3x0 e carimbando o título inédito.


Parabéns aos chilenos pelo título! E parabéns ao atacante Vargas que fez uma grande competição, e com 11 gols se tornou o artilheiro da Copa Sul Americana 2011.


Eu me despeço por aqui. Um grande abraço aos leitores e até a próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário